Móvel de Cozinha

Enfim terminei o meu móvel de cozinha. Na minha opinião, dá para o gasto. Abaixo, o texto da postagem anterior e, no final, o móvel pronto.

Saudações!

Queria muito um móvel de cozinha... Já pesquisei, fui nas lojas, olhei, babei... Mas um dos problemas - além do orçamento - é que o móvel, mesmo desmontado, não cabe no porta malas do meu carro. Ontem estava olhando umas prateleiras que estão sobrando aqui em casa e botei os neurônios para funcionar.


A maior utilidade para o móvel de cozinha pra mim nem era a cozinha em si. Tem muitas coisas legais para se fazer quando se acampar, ficar na cozinha não é uma delas. Cozinhar é necessário, eu sei, mas coisas básicas (que não significam  macarrão e salsicha). Meu maior interesse no móvel era ter onde guardar as coisas longe do chão, para o caso de chuva etc. E também servir de apoio para o fogareiro.


As prateleiras que tenho aqui são de plástico bem resistente, feitas para serem encaixadas e empilhadas formando um armário que aguenta um peso absurdo - elas foram feitas pra isso. Então são bem firmes, embora sejam leves.


Como são para suportar peso, elas são vazadas. Então forrei uma delas com uma placa bem fina de EVA (era o material que eu tinha na hora), assim as coisas pequenas ficam mais estáveis quando apoiadas. A ideia é providenciar uma placa fina de madeira e fixar, com parafusos, por cima do EVA.


Ficou assim:





Cada placa mede 38cm de profundidade, 70 de largura e 6,5cm de altura (espessura). Os tubos que formam os pés tem 40cm. Então, do jeito que está, montada a prateleira atinge exatos 80cm de altura. O peso eu não sei dizer, mas deve ficar em torno de 2kg (com os pés).




Eu tenho essas prateleiras aqui há muito tempo. Parece que são chinesas (como tudo, aliás), mas achei um local que parece ter.

Bem, é isto. Achei o resultado interessante - embora eu ainda não tenha testado em camping - e resolvi compartilhar com vocês.


Um abraço!



Atualização: o móvel com os anteparos e o tampo

Bem, fui ao marceneiro e pedi para que ele cortasse quatro chapas: uma para o tampo, outra para a proteção traseira e duas para as proteções laterais. Foram usadas chapas de 3mm pois a única função é servir de anteparo para o vento. O tampo é bem apoiado na prateleira, então é só mesmo para tampar as frestas. Foi parafusado por cima do EVA, de maneira definitiva (não precisa ser retirado).

As chapas foram tratadas com seladora, evitando que absorvam muita umidade. Veja as fotos abaixo:
O móvel montado


Detalhes da fixação dos anteparos



Os anteparos tem 20cm de altura e os laterais tem um chanfro que diminui a altura para 5cm na parte frontal. Os dois anteparos laterais foram fixados ao anteparo traseiro com dobradiças, de modo a não necessitar de desmonte. O anteparo traseiro, por sua vez, é fixado na estrutura metálica vista na última foto, que na verdade é uma cantoneira (um "L") cortado ao meio.

Teria ficado melhor se o marceneiro tivesse tratado os dois lados da chapa com o mesmo produto... Um lado ficou mais claro que o outro... :(

A montagem dos anteparos resume-se a unicamente fixar o anteparo traseiro nas duas chapas de metal, uma de cada lado, na parte traseira da prateleira (última foto). Estou usando parafusos com porcas, mas vou substituir as porcas por borboletas, assim a montagem poderá ser feita sem o uso de ferramentas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Objetivando a salubridade das páginas deste blog, todos os comentários serão moderados antes de serem incluídos.