Cuidando de sua Barraca

Olá!

Todos sabemos que tudo que é bem conservado é capaz de durar anos a fio e sempre manter o aspecto de novo. Com a barraca não é diferente. Alguns cuidados simples são mais que suficientes para que sua barraca seja sua companheira por muito, muito tempo. Vamos lá!

1) Os inimigos da sua barraca

O tecido da barraca é bastante resistente, mas mesmo assim sofre desgaste com o tempo. A primeira coisa que vai se perdendo com o tempo é a impermeabilização, tanto do próprio tecido como das costuras.


Selador de Costuras Nautika
As costuras, como vimos no post sobre como escolher sua barraca, normalmente são seladas com uma espécie de fita emborrachada que é soldada ao tecido através de um processo térmico. Porém, com o "dobra e desdobra, estica e puxa" da montagem e do próprio armazenamento da barraca, com o tempo tendem a se soltar. E naquele post vimos também como reparar isto: usando um selador de costuras próprio, como este da Nautika.

O produto é parecido com um esmalte de unhas, que ao secar forma uma espécie de borracha, vedando os furos da costura.

O próprio tecido da barraca, para ser realmente impermeável, normalmente recebe tratamento químico, que também se desgasta com o tempo. Também é possível refazer esta impermeabilização, pois há no mercado um leque bastante amplo de produtos impermeabilizantes de tecido. O mais conhecido (e, segundo alguns, o mais eficiente também) é o Scotch-Gard, da 3M. É um produto relativamente caro, mas uma aplicação dura muito tempo, e acaba compensando pelo custo-benefício.

Mas o que leva a este desgaste? Duas coisas, principalmente: radiação ultravioleta e umidade. A exposição à radiação UV é inerente ao ambiente ao ar livre e pode ser minimizado se a barraca for montada à sombra, seja ela de uma árvore ou de um toldo feito com lona. 

Já a umidade que danifica a barraca não é a da chuva que caiu durante o acampamento, até porque as barracas costumam secar rápido. O que prejudica realmente é guardar a barraca úmida, ou em locais úmidos. A umidade possibilita o crescimento de fungos no tecido, o que invariavelmente irá destrui-lo. 

Não havendo a possibilidade de guardar a barraca seca - imagine que no seu acampamento choveu todos os dias e está tudo enlameado e sem a menor cara de que o tempo vai melhorar - o jeito é guardá-la assim mesmo, mas ao chegar em casa a barraca deve ser remontada, limpa e só guardada quando estiver completamente seca.

Outra coisa que mancha o tecido e pode estragá-lo são nódoas de resina de árvores e fezes de aves. Ao avistar este tipo de sujeira, limpe o mais rapidamente possível com um pano úmido e, se for necessário, um pouco de detergente neutro. Nódoas de resina são mais facilmente retiradas se você encostar um cubo de gelo do lado oposto do tecido onde se encontra a nódoa.

2) Como e quando devo limpar a barraca? 

Normalmente faço uma boa limpeza da barraca na semana seguinte à do acampamento: monto a barraca, limpo por dentro com um aspirador de pó, depois passo um pano úmido no piso e nas paredes, sem esquecer da parte de baixo (a que fica apoiada no chão) e dos espeques, que podem ter trazido restos de terra. Procuro nódoas de resina, marcas de barro, etc. Depois que estiver bem seca, desmonto e guardo. Por falta de espaço, guardo dentro da bolsa mesmo, mas o ideal é guardar fora da bolsa, deixando tudo mais aberto possível, principalmente se você mora em regiões úmidas.

Caso eu não acampe por um longo período, a cada três meses (pelo menos) eu monto a barraca, deixando sob o sol para retirar qualquer umidade (e dar aquela arejada). Neste momento eu aproveito para fazer uma manutenção básica:

3) Manutenção básica - coisas simples que podem te deixar na mão

Toda vez que monto a barraca em casa para arejá-la, eu aproveito e observo alguns detalhes que, numa acampada, podem ser chatos de resolver: estado dos elásticos das varetas, zíperes, vejo se há alguma costura abrindo etc.


Elástico, pacote de 10m
O elástico das varetas está sempre sob tensão - e esta tensão é ainda maior quando a vareta está desmontada. Como na ponta da vareta há um encaixe de metal, com o tempo o atrito vai desgastando o elástico naquele ponto, diminuindo sua resistência a ponto de quebrar quando a vareta for montada.

Então, sempre que o elástico de uma vareta está com um aspecto suspeito, eu prefiro trocar logo o de todas. O tipo de elástico que é usado é o redondo, que é facilmente encontrado em lojas de armarinhos, artesanato etc. E você pode ainda escolher uma cor! Um pacotinho como esses aí da foto custam em média R$ 3,00, e um só pacote é suficiente para pelo menos 20 metros de vareta (pois eles são montados com uma certa tensão, lembra?).

Aliás, recomendo a troca do elástico mesmo se a barraca for relativamente nova. Como tudo vem da China, a gente não sabe há quanto tempo o elástico está ali montado, se é de boa qualidade etc. E "descobrir" no camping que o elástico original estava enfraquecido não é legal. Costumo inclusive substituir o elástico original por um mais grosso, de 3 mm, já que minhas varetas (que tem 11 mm de espessura) permitem, e ao montar procuro deixar uma tensão um pouco maior - isso facilita muito a montagem e a desmontagem, pois a vareta tende a desencaixar menos ao ser passada pelas bainhas da barraca.


Essa seca em 2 minutos!
Ao trocar o elástico, já verifico se os terminais das varetas (as pontas de metal) estão bem presas à vareta. Se não estiverem, refaço a união usando adesivo epóxi de secagem rápida. Neste caso, o ideal é soltar totalmente a parte metálica da vareta, lixar levemente a vareta na região que será colada e pronto.

Não se esqueça dos elásticos que normalmente existem nos pontos de fixação do sobreteto. São bem mais grossos que os que correm no interior das varetas, mas estão sujeitos ao mesmo tipo de desgaste. Se você não encontrar um elástico grosso como o original, pode usar o mesmo das varetas, tendo apenas o cuidado de passar o elástico várias vezes no ilhós, distribuindo assim a tensão.

Finalmente, inspeciono os zíperes. Como não há muito o que fazer com eles, a manutenção se resume em verificar se correm suavemente. Se não for o caso, um pouco de spray lubrificante (o único que realmente funciona e não engordura é o WD-40, que de quebra ainda repele a umidade) ou parafina (cera de vela) é suficiente.

Mesmo com manutenção em dia, imprevistos podem acontecer. Então, sempre que vamos acampar, levo um "kit de reparos de emergência" para a barraca. O meu kit é composto de:

  • Um rolo de Silver Tape de boa qualidade. O produto nada mais é do que uma fita adesiva grossa com reforço de tecido em seu interior, e é muito resistente. Pode ser usada para remendar furos no piso da barraca e, principalmente, "consertar" temporariamente uma vareta quebrada. Também serve para remendar emergencialmente lonas e o próprio sobreteto da barraca;
  • Um pacote de elástico para as varetas.
Com estes cuidados e atenção básica, sua barraca será sua companheira de aventuras por muito tempo!

Obrigado pela visita, espero que tenha gostado!

Um comentário:

  1. Muito legal o artigo, mesmo fazendo quase tudo isso ajuda encontrar as orientações de forma organizada.
    Obrigado e um abraço!

    ResponderExcluir

Objetivando a salubridade das páginas deste blog, todos os comentários serão moderados antes de serem incluídos.