segunda-feira, 17 de março de 2014

Um blog sobre campismo!

Saudações, pessoal!

Eis mais um blog sobre campismo, escrito por mais um que experimentou só uma vez a sensação de acampar, mas que logo nesta primeira vez ficou viciado.


Sou o Alexandre, sou casado com a Viviane e temos uma menina de 8 anos que se chama Fernanda. Neste primeiro post, vou lhes contar como e porquê aconteceu nossa primeira acampada, que aliás aconteceu meio que por acidente...


Férias de Janeiro. Nossa filha foi passar o mês na casa da avó, que mora no litoral de São Paulo. Final do mês, férias já acabando, é hora de ir lá buscá-la.


Pois bem. Tínhamos um fim de semana pela frente, e nossa ideia era pegarmos a Fernanda na casa da avó e irmos passar o sábado e o domingo na praia do Guaraú. Afinal já tínhamos ido lá e gostamos bastante.


Dois ou três dias antes, resolvo começar a ligar para as pousadinhas que existem lá. O sábado (dia 25) era feriado em São Paulo, e as pousadas que achei ou estavam lotadas ou pediam valores estratosféricos por uma única noite.


Da vez anterior que estivemos lá, vimos que o "Camping do Kojak" tinha também um esquema de suítes, que era justamente o que estávamos procurando. Liguei para lá, falei com o próprio e, adivinhem... Ele disse que ainda tinha alguns quartos sobrando, que o pessoal provavelmente iria ocupar a partir de sexta-feira. Aí ele falou do camping: "por que vocês não ficam no camping? É só uma noite!" Respondi: "cara, nem barraca eu tenho!" Ele, muito solícito: "Isso não é problema. Eu te empresto uma barraca, não tem problema!"

Aí veio o "estalo": por que não? Afinal eu fui Escoteiro, e tudo aquilo que aprendi no escotismo veio na memória.


Agradeci, desliguei o telefone e joguei a ideia para a D. Patroa, que não se opôs.


Então estava dedicido: iríamos acampar. Eu tinha certeza de que a Fernanda ia adorar. Mas resolvi que não ia pegar a barraca emprestada lá do Kojak. Eu mesmo queria ter a minha.


Como só tínhamos dois dias, não tive muito tempo para preparar as coisas. Fui até o mercad e comprei a maior barraca que encontrei, um iglu daqueles da China, bem simples, mas que seria suficiente para a empreitada. Fui também ao Centro de SP comprar uma lona - afinal é óbvio que aquela barraca não ia aguentar chuva nenhuma. Comprei também um canivete, cordas e três colchonetes. Ah, e um repelente decente.


Ao saber por telefone que iríamos acampar, nossa filha ficou em êxtase com a "aventura" que iria viver. 


Este foi o motivo que nos apresentou o mundo do campismo. Nesta primeira acampada - que aconteceu na praia da Barra do Una, dentro da Reserva Ecológica da Jureia-Itatins, nós descobrimos que só uma barraca é capaz de promover um contato tão íntimo com a Natureza; só uma barraca é capaz de mostrar como somos insignificantes perante o planeta. E que aquela seria apenas a primeira - e inesquecível noite que passaríamos dentro de uma barraca.


No próximo post relatarei com detalhes como foi maravilhosa esta viagem.


Sejam muito bem-vindos!



O melhor sábado das nossas vidas!


3 comentários:

  1. Eu e minha esposa acampavamos na fase do namoro, depois veio o casamento e as crianças e ficamos anos com a barraca empuerando no quartinho da bagunça, resolvemos então com experimentar acampar com as crianças p/ ver sua adaptação, e foi muito bom, as crianças adoraram, apartir dai nos reestrutamos, e hj temos um arcenal p/ passar meses acampado.
    As crianças hoje, só falar em acampar e eles mesmos ja preparam suas mochilas correndo.
    Abraços e bom retorno ao campismo.
    Família Costa.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Minha filha agora também só quer saber de acampar... Estou adorando (e incentivando) muito isso!

      Muito obrigado, forte abraço!

      Excluir
  2. Boa a sua história, Alexandre! Geralmente novos campistas são levados por antigos campistas, legal saber que vocês mesmos tiveram a iniciativa!! Beijos!

    ResponderExcluir

Objetivando a salubridade das páginas deste blog, todos os comentários serão moderados antes de serem incluídos.